Durante os dias do The Town 2023, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, funcionarão por 24 horas, assim como as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos. O serviço em horário especial é fruto de uma parceria do The Town com a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, respectivamente.
O serviço expresso terá embarque nas estações Barueri, da Linha 8-Diamante, e Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Os passaportes do primeiro lote, incluindo ida e volta, podem ser adquiridos a partir de R$ 40 (ida e volta). Já o semiexpresso terá embarque nas estações Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro. Neste caso, o primeiro lote de ida e volta custará R$ 15.
Tanto no serviço expresso como no semiexpresso, o desembarque será na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, a menos de 700 metros de distância do portão de acesso, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada do festival. Não haverá interferência na operação regular dos serviços das Linhas 8 e 9, que vão operar normalmente.
“Com os serviços de trens expressos e semiexpressos, a ViaMobilidade proporciona uma experiência imersiva aos fãs do The Town, que já vão entrar no clima do evento desde o trajeto. Os passageiros terão um espaço exclusivo para embarque na plataforma e estarão a bordo de um trem caracterizado para o festival. Além disso, esta é a alternativa mais rápida e sustentável para chegar ao Autódromo de Interlagos nos dias dos shows”, afirma o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas.
Durante os dias do festival, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão por 24 horas. O serviço em horário especial é fruto de uma parceria do The Town com a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, respectivamente.
Além disso, no entorno do Autódromo de Interlagos serão feitos bloqueios de ruas de uma forma inédita para garantir maior segurança do público para a chegada aos portões de acesso. Portanto, a organização do evento recomenda que a melhor maneira para o público geral chegar ao The Town 2023 será por meio dos trens.
Confira como vai funcionar o serviço expresso:
– Serão trens exclusivos, com embarque no sentido de ida em horários e estações pré-determinadas e retorno conforme chegada na Estação Autódromo, também em horários pré-determinados.
– As passagens para os serviços especiais poderão ser adquiridas antecipadamente por meio do site Passaporte Mobilidade.
– A validação das passagens será separada da validação do serviço regular, através de meios específicos, que não os bilhetes usuais (por exemplo QRCode, pulseira NFC).
– Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados pelos Agentes de Atendimento e Segurança das estações, especialmente treinados.
– O embarque será separado dos serviços regulares, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros nos serviços regulares.
– Os tempos de viagem serão reduzidos, dada a menor quantidade de paradas. Os veículos serão devidamente identificados para os serviços especiais.
– O serviço expresso é previsto para acontecer utilizando vias das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com estações de embarque em Barueri, da Linha 8, no município de Barueri, e Pinheiros, da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9.
– Nas duas estações serão designadas áreas de pré-embarque para acomodação dos passageiros que vão ao The Town e orientação para o acesso à plataforma e ingresso nos trens especiais.
– As partidas dos trens expressos da Estação Barueri e da Estação Pinheiros com destino à Estação Autódromo serão feitas com intervalo de 60 minutos.
– O serviço expresso será ofertado a partir das 12h e contará com, no máximo, 9 viagens de ida (previsão da viagem final de Barueri com partida às 20h).
– As passagens deverão ser adquiridas antecipadamente, com horário marcado na ida, conforme oferta de serviços.
– Não haverá interferência na operação regular dos serviços das Linhas 8 e 9, que vão operar pelo período de 24h nos dias do evento.
Confira como vai funcionar o serviço semiexpresso:
– O serviço semiexpresso será um serviço de transporte de passageiros em viagens de ida e volta em trens exclusivos, com operação restrita aos dias que acontecem o festival, pelo período das 11h30 (primeira partida) até às 4h (última partida) em trens devidamente identificados, com áreas de embarque pré-definidas e separadas do serviço regular.
– As passagens deverão ser adquiridas antecipadamente, com horário marcado na ida, conforme oferta de serviços. É previsto para acontecer utilizando as Linhas 8 e 9, com estações de embarque em: Barueri, da Linha 8, no município de Barueri. Carapicuíba, da Linha 8, no município de Carapicuíba. Osasco das Linhas 8 e 9 no município de Osasco, e Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9.
– O serviço semiexpresso tem por objetivo dar maior permeabilidade aos serviços especiais e atender regiões estratégicas da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo municípios de maior demanda, além de áreas de hotelaria e grande fluxo de turistas, como a região da Vila Olímpia e Av. Luis Carlos Berrini, no município de São Paulo.
– As partidas dos trens do serviço semiexpresso serão feitas com 30 minutos de diferença em relação ao serviço expresso. Serão ofertadas, no máximo, 9 viagens semiexpressas a partir das 11h30 (com previsão da viagem final de Barueri com partida às 19h30).
Horário de funcionamento:
Das 11:30 às 19:30 e da 00:00 às 4:00
– Na volta para casa do The Town, os pontos de parada serão nas estações Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro.
– Além disso, será definida uma estratégia de separação de fluxos e acesso dos passageiros na Estação Autódromo da Linha 9, separando o acesso dos usuários dos serviços especiais e do serviço regular, reduzindo inclusive a pressão nos pontos de validação de bilhetes de transporte na linha de bloqueios.
– Adicionalmente, será realizada uma campanha nos canais oficiais da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e estações do sistema para aquisição antecipada de bilhetes de transporte para o serviço regular, dada a indisponibilidade de venda de bilhetes de transporte no período entre 00h e 4h.
Integrações
– A Linha 8-Diamante realiza integração com a Linha 9-Esmeralda (nas Estações Osasco e Presidente Altino). Já a Linha 9-Esmeralda integra com a Linha 5-Lilás de metrô (na Estação Santo Amaro) e com a Linha 4-Amarela de metrô (na Estação Pinheiros).
– Em todas as estações, serão facilitadas as conexões com serviços de táxi e transporte por aplicativos durante todo o período de funcionamento das estações, em áreas sinalizadas para embarque e desembarque, para realização dos deslocamentos de last mile dos usuários, ou seja, até o destino final.
– Além disso, haverá uma rede de estacionamentos integrados (próximos às estações) para ônibus fretados, vans e automóveis, cuja reserva antecipada de vagas também poderá ser feita com antecedência, por meio da empresa parceira, a Coopark, especializada em reserva de vagas de estacionamentos para grandes eventos em várias cidades do país.