Trazendo diferentes processos da vida, como a culpa, o desejo de se sentir parte de algo e o processo de aceitação da própria orientação sexual, o cantor e compositor Victor John estreia seu novo single de trabalho. Intitulado “Aniquilamento“, este som é a primeira música de seu próximo EP, previsto para ser lançado ainda este ano, e representa um marco significativo na carreira do artista. A canção já está disponível em todas as plataformas digitais.
A composição autoral fala sobre culpa e busca por redenção e lutas internas. Reflete sobre estar preso em um ciclo de autocondenação ao tentar esconder a sua verdadeira identidade, sendo sufocado pelas expectativas externas, e também mostra uma forte vontade de pertencer a algo.
“Sinto que, hoje, me tornei uma voz corajosa, independente e autêntica que luta pelo que acredita. Para isso acontecer, foi necessário passar por um processo demorado e dolorido,” compartilha Victor.
Conhecido anteriormente por suas músicas mais alegres, Victor explica que este single marca um ponto de virada, trazendo à tona suas composições mais tristes e introspectivas. “Isso me deixa muito nervoso, porque mostra o meu lado vulnerável, as minhas dores e cicatrizes, algo que não estou tão acostumado ainda”, conta o artista.
A canção também retrata a importância da coragem para ser quem realmente é. Nisso, ele conta o quanto colocou em questionamento sua sexualidade por pensar que algo poderia estar errado por nunca conseguir se encaixar em lugar nenhum. “’Pai, não me deixais cair em tentação’, esse trecho da música encapsula o sentimento que eu tive quando escrevi. Na minha cabeça, naquela época, ser fiel a quem sou significava me entregar ao pecado”.
Mensagem como artista
Victor espera que a música chegue como um lembrete para todos de que nada e nem ninguém deve estar acima de quem você é. “Acho que a minha mensagem como artista engloba muito esse discurso: eu, como um artista LGBTQIAP+, quero que o meu trabalho defenda a ideia de que possamos ser quem somos verdadeiramente sem amarras, seja da sociedade ou de alguma outra pessoa. O processo de você se entender e de se autoafirmar uma pessoa pertencente à comunidade, deixando de lado as vozes externas, às vezes, é demorado. Pode soar meio clichê, mas acredito que a música e a arte em geral tem o papel de registrar ou até mesmo ressignificar memórias. O meu desejo como artista é me tornar o artista que o mini Victor John, quando criança, sonhava em se tornar”, pondera o cantor.
“Aniquilamento” é uma faixa que mistura Pop, R&B e toques de rock, com um destaque especial para o piano e a voz de Victor. Ele também cita influências de artistas como Beyoncé, Tinashe, Halsey e Daniel Caesar.
Videoclipe
O single “Aniquilamento” também conta com um videoclipe, gravado no Estúdio Solarium, no Centro de São Paulo. A direção criativa e o roteiro são assinados por Victor John, com a direção geral e edição de Pedro Campana e fotografia de Bruno Muniz. O visual do clipe busca ser uma extensão sensorial dos sentimentos retratados na música e estará disponível no YouTube.
“Foi o primeiro clipe que não construímos uma história de começo, meio e fim. Tínhamos o enredo, cenas específicas que gostaríamos que fossem gravadas e complementassem a narrativa, porém gostaríamos que tivesse ações orgânicas e sentidas de acordo com a música”, finaliza.